segunda-feira, 27 de junho de 2011

Liberdade


É imprescindível o autoconhecimento, porquanto não sabemos o que nos está reservado e nem como agiremos diante dos desafios.
Somos inseguros e, diante de um caminho incerto, tendemos a nos fechar ante a descobrir novas oportunidades de crescimento.
O medo nos paralisa.
Preferimos a indiferença de nós mesmos, uma vez que é mais fácil seguir em frente, na inércia de comportamentos repetitivos, do que parar e fazer uma leitura de nossas atitudes.
Percebemos, frequentemente, desvios em nossa consciência honesta, mas persistimos na ignorância do eu construtivo, até que as nossas crises se avolumam e não caibam mais em nós.
Ou reaprendemos a viver, treinando a nossa mente para analisar os recursos verbais e comportamentais, ou ficaremos à mercê de nós mesmos, num abismo de lamentações estacionárias.
A liberdade nos impulsiona ao progresso e à nossa elevação, entretanto, ainda não sabemos o que fazer com tanto livre-arbítrio, e desejoso seria se construíssemos à nossa volta valores imperecíveis ao tempo, importantes para a formação das gerações do futuro.
Vivemos o presente sem nos preocupar tanto com os pesadelos emocionais que nos amedrontam, tamanha a nossa ausência de autoconhecimento.
A liberdade é a essência da nossa evolução, necessária para que possamos ponderar pensamentos e escolher os caminhos que, certos ou não, decidirão os desafios que viremos a ter.
A liberdade é essencial, e em sua essência, é parte do amor.

2 comentários:

  1. Cara Aline.

    Falar de você e para você é extremamente fácil e ao mesmo tempo difícil. Não me canso de repetir que o mundo só é verdadeiramente melhor, porque existem pessoas e seres humanos como você, que se utilizam de toda a energia para a prática do bem, da doação, do carinho e do amor para com o todo.
    Feliz são todos aqueles que desfrutam do seu convívio, enfim, todos os dia eles poderão construir um mundo verdadeiramente melhor.
    Com carinho.
    Abraços.
    Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, muito obrigada pela expressão de carinho. Sou sua fã. Abração!

    ResponderExcluir